Consultório de Psicoterapia Gerrit Delfstra
Home Opções de tratamento Psicoterapeuta Tarifas e condições
Opções de tratamento


Em nosso consultório oferecemos vários tipos de tratamento psicoterapêutico. Após o primeiro contato por telefone um horário é marcado para uma entrevista inicial. Nesta entrevista um inventário de queixas e problemas é feito. Dependendo da situação do cliente um exame mais detalhado pode ser indicado, por exemplo por meio de testes psicológicos. Terminada a fase de investigação, a forma de tratamento mais adequado é escolhida que pode ser uma das seguintes:


1. Psicoterapia breve individual

Se seu problema se limita a uma área bem específica de sua vida, e não for complicado demais para um trabalho breve, psicoterapia breve individual pode ser uma opção valiosa. Uma psicoterapia breve consiste de sessões semanais, que tem por tema o assunto que surgiu da fase de investigação como o cerne do problema em questão. Uma terapia breve consiste de 16 sessões. Trabalhamos com um dos métodos mais recentes: Terapia Interpessoal Dinâmica. Para mais informação veja www.d-i-t.org e www.d-i-t.eu.


2. Psicoterapia individual de duração variável.
  • às vezes os problemas são complexos o que torna difícil a determinação de um único tema (por exemplo, no caso de transtornos de personalidade);
  • às vezes o cliente já passou por outras formas de tratamento, porém sem obter o resultado desejado;
  • às vezes há um desejo, por parte do cliente, de fazer um trabalho de reflexão sobre sua maneira de se relacionar consigo próprio ou com os outros, suas experiências emocionais e o cliente não quer colocar, de antemão, um limite ao número de sessões.
Em todos esses casos uma terapia individual é indicada. Normalmente não se combina, de antemão, a duração de uma terapia desse tipo, que pode consistir de sessões semanais, de preferência num dia e horário fixos. Também é possível marcar mais que uma sessão semanal. Via de regra uma terapia desse tipo tem duração de dois a quatro anos. De seis em seis meses o progresso é avaliado. Nessa avaliação também se discute se faz sentido continuar o tratamento.


3. Terapia de casal

Há momentos em que um casal pode sentir a necessidade de discutir certos aspectos de seu relaconamento com o auxílio de "alguém de fora". Por exemplo, se não houver consenso sobre a divisão de responsabilidades e tarefas, problemas na comunicação entre os parceiros, expectativas frustradas de um em relação ao outro, que causam um clima de tensão indesejável. Uma terapia de casal consiste de uma série de entrevistas em o terapeuta tenta, junto com o casal, chegar a uma maior conscientização da maneira de um lidar com o outro. Alguns objetivos são formulados, no início da terapia, que em seguida são tratados nas sessões. Uma terapia de casal consiste de 5-10 sessões, com possibilidade de prolongar a terapia se necessário. As sessões tem duração de uma hora e meia e são quinzenais.


4. Terapia de família

Terapia de família é indicado no caso de um dos membros da família apresentar um problema, que causa impacto na vida dos demais familiares, que precisam aprender a lidar com esse problema. Exemplos disso são o comportamento problemático de um filho, ou problemas de vício de um dos membros da família. Na primeira entrevista, de preferência com a participação de todos os envolvidos, determina-se o rumo da terapia e quais membros da família participarão das sessões. Uma terapia de família consiste de 5-10 sessões, com possibilidade de prolongar a terapia se necessário. As sessões tem duração de uma hora e meia e são quinzenais.



 
HomeOpções de tratamentoPsicoterapeutaTarifas e condições
All Rights Reserved...